domingo, julho 17, 2011

 Piscinas sem Cloro!
Que milagre é esse?Tratamento de Piscinas
 
 
 
 
Piscinas sem química, piscinas sem cloro, piscinas salinizadas... Quem já ouviu falar destas novidades milagrosas para o tratamento de piscinas? Afinal, será que o cloro perderá seu posto de maior bactericida já descoberto pelo homem?

Para saber um pouco mais sobre a viabilidade do tratamento de piscinas através de aparelhos que fazem eletrólise de água salgada, entrevistamos o Dr. Jorge Antonio Barros de Macedo, bacharel em Química Tencológica, com especialização em Análise de Traços e Química Ambiental, Professsor Titular do Instituto Estadual de Educação e Professor Titular da Disciplina Química Ambiental do Instituto Vianna Júnior, além de autor de diversos livros, dentro os quais Águas & Águas. Ele é um dos consultores mais respeitados que a HidroAll do Brasil, empresa fabricante de composto clorado de origem orgânica, tem em seu plantel.
 
NADAR! - tempos ouvido muito falar em piscinas de água salgada, sem cloro? É possível?
 
Dr. Jorge Macedo - É impossível quimicamente a eletrólise da água salgada (água com cloreto de sódio) não produzir cloro! Dizer que piscinas com água salgada, que utilizam a eletrólise, não possuem cloro é uma afirmação falsa é uma propaganda enganosa.
 
 
NADAR! - Mas este cloro derivado da eletrólise, é o mesmo que se usa convencionalmente no tratamento de piscinas?
 
Dr. Jorge Macedo - Existem dois tipos de derivados clorados, os clorados inorgânicos e os clorados orgânicos. Na eletrólise, é gerado na piscina, um derivado clorado inorgânico, o hipoclorito de sódio (NaCIO). Esta substância química é a mesma (princípio ativo) que existe na da água sanitária. Isto significa que tratar a piscina com a eletrólise é a mesma coisa que tratá-la com a "água sanitária".
 
 
NADAR! - Em matéria publicada na imprensa, cita-se que o cloro químico é diferente do cloro gerado na piscina de água salgada por eletrólise, existe alguma diferença?
 
Dr. Jorge Macedo - Não existe nenhuma diferença química entre os cloros (substâncias químicas). Deve ser ressaltado que a morte das bactérias (microorganismos patogênicos responsáveis pelas doenças) por qualquer derivado clorado (cloro) tem como princípio a substância chamada ácido hipocloroso (HCIO). Ou seja, qualquer tipo de cloro leva sempre a formação de HCIO. Logo, afirmar que o cloro gerado na piscina de água salgada por eletrólise é diferente do cloro (princípio ativo da água sanitária) é uma afirmação falsa.
 
 
NADAR! - O sal mata bactérias? Existe piscina sem química e livre de impurezas?
 
Dr. Jorge Macedo - Isto é uma afirmação falsa! O sal não tem ação bactericida, se tivesse alguma ação sobre bactérias patogênicas, por exemplo, não teríamos nenhuma praia contaminada e poderíamos jogar os esgotos domésticos no mar sem nenhum problema, concorda? O sal é um conservante, pois retira a água disponível de um alimento, impedindo o crescimento de bactérias, por exemplo, no bacalhau. Ou seja, o sal simplesmente não deixa que exista água, que é necessária para o crescimento de microorganismos. Afirmar que se trata a água sem químicos não tem fundamento.
 
 
NADAR! - Fale sobre os trihalometanos e seus riscos.
 
Dr. Jorge Macedo - Toda água em que se adiciona derivados clorados em que exista matéria orgânica vai ocasionar formação de trihalometanos. Mas deve ser ressaltado que a toxicidade dos THM's está relacionada com o grau de contaminação (concentração dos THM\'s na água) e o tempo de exposição (tempo que você vai entrar em contato com a água) e com a quantidade que se é ingerida de água, ou seja, exposição a níveis baixos de THM's, no meu ponto de vista (opnião pessoal) abaixo de 40ug/L não apresenta risco a saúde. Outro aspecto importante é que todas as pesquisas mostram que os derivados clorados inorgânicos (Hipoclorito de sódio e cálcio) formam níveis maiores de THM's quando comparados com os derivados clorados orgânicos (dicloroisocianurato de sódio e ácido tricloroisocianúrico). Esta característica de menor formação de THM's pelos clorados orgânicos é em função de seu menor poder de oxidação sobre a matéria, ou seja, os cloros inorgânicos são agentes oxidantes muito fortes, logo formam mais THM's.
 
 
NADAR! - Existem estudos que mostrem problemas de saúde em pessoas expostas aos THM\'s?

Dr. Jorge Macedo - Os THM's são considerados potencialmente cancerígenos pela USEPA - Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
 

Depto. de Marketing
HidroAll do Brasil Ltda.
Fone : (19) 3871-9500
Fax : (19) 3871-9538