quinta-feira, novembro 18, 2010

O OZÔNIO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PISCINAS


1. O OZÔNIO, FORTE AGENTE OXIDANTE E PURIFICADOR

O Ozônio,  gás composto por três átomos de oxigênio, está presente na estratosfera e forma uma barreira natural à passagem dos raios ultravioletas, emitidos pelas radiações solares, barreira esta que funciona como um filtro, barrando estes indesejáveis - para a saúde humana - raios, responsáveis por agressões à pele humana que podem levar ao câncer. Daí a importância do Ozônio na proteção da nossa atmosfera. Além disso, é um poderoso oxidante, bactericida e desinfetante que purifica a  atmosfera.
O Ozônio é cada vez mais usado como agente purificador. Uma vantagem adicional em favor da utilização de ozônio como agente oxidante é que  não há produção de  resíduos inconvenientes à saúde humana, pois sua ação oxidante produz como subproduto apenas  oxigênio.

2. VANTAGENS DO USO DE OZÔNIO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS DE PISCINAS

A utilização de Ozônio no tratamento de águas de piscinas é largamente usado na Europa pois conduz a uma acentuada redução do uso de Cloro.
Como sabemos, o excesso de Cloro é prejudicial á saúde humana, pois causa irritação nos olhos, agride a pele e os cabelos. Para se ter um exemplo da ação do Cloro, é suficiente olharmos a descoloração das roupas usadas, após certo tempo, nas piscinas submetidas ao tratamento  químico convencional.
Constata-se que  a substituição cada vez maior de cloro por ozônio no tratamento de águas de piscinas comerciais de uso coletivo, isto é, as que congregam grande número de usuários,  e nas piscinas para treinamento e competição de nadadores  - por estarem sujeitas a grande carga horária de um mesmo usuário-   é uma ação que tende a aumentar à medida que mais proprietários de piscinas se conscientizem da grande vantagem da utilização do ozônio em substituição à parte do cloro utilizado no tratamen-
to.   Está comprovado na prática, que o uso de ozônio contribui para uma redução de mais de 50% do cloro usado no tratamento convencional de águas de piscinas. O tratamento à base de ozônio produz água de altíssima qualidade (cristalina e pura), sendo a relação custo-benefício bastante compensadora.
 
3. REAÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO

Como sabemos, as reações de oxidação-redução são as responsáveis pela ações oxidante e purificadora, no tratamento químico de águas de piscina.
Nos sistemas tradicionais que usam cloro como agente oxidante e bactericida para o tratamento, é usadocloro na forma de líquido (hipoclorito de sódio) ou sólido ( hipoclorito de cálcio). Esses agentes (sais) são utilizados por melhor fixar o cloro, pois este é pouco solúvel em água, além de não ser encontrado livre na natureza. Assim, o agente oxidante hipoclorito (de cálcio ou de sódio) atua na água  liberando íons hipoclorito (monovalente negativo) e sódio (monovalente positivo) ou cálcio ( divalente positivo). Em última análise, são liberados para a água  íons sódio (ou cálcio) contribuindo para uma aumento de PH da água e aumentando gradativamente a concentração de sódio (ou cálcio) na água. Há formação de NaOH (soda cáustica) ou CaOH (hidróxido de cálcio) com os inconvenientes decorrentes, ou sejam: descoloração de cabelos, agressividade à pele e aos olhos dos usuários. O controle de PH minimiza a ação desses agentes nocivos á saúde humana. A diminuição acentuada do uso de cloro (mais de 50%), em decorrência da ação concomitante do ozônio, comprova o avanço tecnológico proporcionado pelo uso deste gás  (O3) no tratamento das águas de piscinas.

Velocidade de reação do Ozônio em relação ao Cloro

O ozônio é decomposto em O2  (oxigênio molecular) e [O] (oxigênio atômico). O oxigênio atômico é um poderoso oxidante. O  “resíduo” não existe, pois temos como subproduto apenas oxigênio, que é liberado da água. Por isso a ação do ozônio na oxidação da matéria orgânica da água é “ limpa” (pois não produz resíduos e libera oxigênio para a atmosfera).
O Ozônio é 3.120 vezes mais rápido em sua ação bactericida do que o cloro, conforme dados práticos listados na tabela abaixo. De acordo com a velocidade  da água na tubulação de recirculação- v , na descarga da bomba de recirculação da piscina, o ozônio agirá antes que a água retorne à piscina (tempo de residência da água na tubulação de retorno-t  (água) -  inferior a t (O3) [tempo em segundos para a morte da bactéria mais resistente].

Luiz Carlos Domingues Garcia, engenheiro químico, diplomado em 1967 pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou nas seguintes áreas: 
a) produção e controle de qualidade de gás canalizado; 
b) indústria petroquímica, nas áreas de projeto, montagem e pré-operação; 
c) indústria metalúrgica, nas áreas de projeto, montagem e pré-operação; 
d) empresas de consultoria e de informática.
Atualmente atua como consultor e assistente técnico em tratamento químico de água, especificamente no tratamento de águas de piscinas. 
Exerceu os seguintes cargos:
a)Engenheiro Chefe de Turnos de Produção   (Cia de Gás do Rio de Janeiro);
b) Chefe do setor de Aromáticos e Gerente da Divisão de Aromáticos da CEMAP (Copene Petroquímica- Camaçari/BA); 
c) Engenheiro de Projeto (Cia. Internacional de Engenharia e Usiminas Mecânicas S. A;
d) Chefe dos Setores de Análise Técnicas de Engenharia e Implantação de Projetos (Caraíba Metais S. A .- Dias D‘Ávila- BA); 
e) Consultor de Engenharia de Projetos ( CTIS e Politec Informática S. A .- Salvador/BA).