quinta-feira, março 08, 2012

CHUVAS PROVOCAM AUMENTO DE ALGAS NA PISCINA, CONTAMINANDO A ÁGUA E A SAÚDE DO USUÁRIO

CHUVAS PROVOCAM AUMENTO DE ALGAS NA PISCINA, CONTAMINANDO A ÁGUA E A SAÚDE DO USUÁRIO




Apesar de não serem diretamente nocivas ao homem, as algas criam condições propícias para o desenvolvimento de bactérias que podem causar doenças de pele, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Além disso, deixam a água da piscina esverdeada e com odor desagradável. O sistema de descontaminação Pool Clean UVC da Sibrape previne e mata esse lodo que se alastra com muita rapidez quando há falta de tratamento adequado "Existe uma proliferação maior de algas nesta época do ano porque, durante as chuvas, a temperatura cai um pouco e a ventania acaba levando micro-organismos do solo para dentro da piscina." - essa informação é do biólogo e professor da USP de Ribeirão Preto-SP, João Atílio Jorge, especialista em fungos - "A reprodução ocorre da seguinte maneira: antes das algas aparecerem na piscina, primeiro surgem as cianobactérias, antigas algas verde-azuladas. Elas têm competência para fixar nitrogênio do ar e então podem crescer numa água comum, uma vez que fazem fotossíntese. Os outros nutrientes necessários vêm dos produtos químicos utilizados, da própria água e talvez dos usuários", explica.

A bióloga e mestre em Ciências Biológicas, Viviane Gaya Laguna, acrescenta que as algas são seres vivos fotossintetizantes como as plantas. Elas fazem fotossíntese, utilizam o gás carbônico dissolvido na água e outros compostos de carbono presentes. E, quando expostas à luz, transformam o CO2 em glicose.

O professor da USP ainda alerta que uma piscina, sem os devidos cuidados, pode contribuir para o aparecimento sucessivo de cianobactérias, algas, fungos, protozoários, insetos, caramujos e outros bichos. "As cianobactérias podem liberar toxinas e causar doenças de pele. As algas criam condições para o desenvolvimento de bactérias perigosas que podem provocar diarreias, infecções de ouvido, garganta, nariz e olhos", completa.

Além de a água ficar esverdeada e com mau cheiro, a bióloga Viviane explica que ocorre uma acidificação e a deposição de gases como enxofre, vindos da decomposição das algas mortas. Além disso, crescem mais espécies de algas e outros seres vivos na água.

Os primeiros sinais visíveis de algas na piscina são manchas nas paredes que se espalham da noite para o dia. Isso significa que já há outros focos na água, apenas não estão à vista ainda.

O primeiro passo para eliminar os micro-organismos é fazer a limpeza física: aspirar ao fundo da piscina, escovar bem as paredes e aproveitar para esvaziar o cesto do skimmer. Em seguida, seguir as seguintes recomendações: filtrar a água por 8h diárias, ajustar o pH, manter em ordem o cloro com residual e também a alcalinidade total.
 
Só que, mesmo assim, determinadas algas podem resistir. Somado a essas medidas, o que garante a sua eliminação fatal é o sistema de descontaminação Pool Clean UVC da Sibrape, desde que em funcionando 8h por dia. O equipamento mata as algas com a luz ultravioleta C!

Também descontamina a água de maneira sustentável porque atua por meio da luz germicida ultravioleta C que possui, reduzindo o uso de cloro no tratamento da piscina. Ela destrói o DNA dos micro-organismos mais poderosos sem deixar resíduos químicos na água. "A vantagem do sistema de luz ultravioleta C é que evita o uso de produtos químicos", complementa o biólogo da USP.

"E ocorre a diminuição dos custos e serviços de manutenção da piscina", conclui a mestre em Ciências Biológicas. "Uma piscina bem tratada não terá algas", garante o especialista João Atílio Jorge.

O Pool Clean é a solução para quem tem alergia a produtos químicos porque não irrita os olhos, os cabelos não ficam ressecados e nem a pele oleosa, além de desgastar menos as roupas de banho. Fácil de instalar, o equipamento é colocado ao lado do filtro na casa de máquinas. A água passa dentro do equipamento, que faz a descontaminação antes de chegar à piscina. Existem modelos para cada tamanho de piscina. Todos têm uma caixa de monitoramento inteligente que controla o seu funcionamento.

Lembrando que nesta época de chuva e calor ao mesmo tempo, o mosquito da dengue também procura a água de piscina. Se ela estiver à sombra, abandonada e mal cuidada, pode se tornar um foco do Aedes Aegypt. Portanto, a piscina deve ser mantida bem tratada e limpa o ano inteiro!
 
Fonte: SIBRAPE