sexta-feira, setembro 10, 2010

BRONZEADORES E PROTETORES SOLARES
Podem transformar a solução em problemas


A utilização de protetores solares é muito importante, o Sol proporciona uma coloração bastante atraente a pele, mas também pode causar sérias lesões, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Os protetores solares são classificados por um número, denominado de FPS, que significa "Fator de Proteção Solar"; este fator pode ser 8, 10, 15, 35, 50 etc.

Quando utilizamos, por exemplo, o fator 8, significa que nossa pele suportará 8 vezes mais tempo de exposição solar do que o normal, se não estivéssemos utilizando nenhum tipo de proteção.

Os protetores solares devem ser aplicados pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, e deverão ser reaplicados a cada 2 horas. A melhor hora de exposição solar para o bronzeamento é antes das 10 horas e após as 16 horas, onde a presença dos raios UVA é maior. Os raios UVA são os mesmos utilizados em máquinas de bronzeamento artificial.

A escolha dos bronzeadores e dos protetores solares deve ser feita principalmente observando-se sua fórmula; optar por protetores solares a base de silicone ou isentos de gorduras e óleos são sempre as melhores opções, pois os óleos causam a aparecimento de cravos e espinhas na pele.

Por isso, procure nas embalagens de bronzeadores e protetores solares inscrições do tipo: "Não sai na água", "Oil Free", "Isento de óleos", "Contém Silicone", que indicam que o produto não é gorduroso.

Um dos maiores problemas do bronzeador e protetor solar a base de óleos, é a formação de verdadeiras ilhas de gordura flutuando na água das piscinas e camadas escuras de gordura nos azulejos das bordas.

Em piscinas de clubes e academias o uso de bronzeadores é proibido, entretanto, em pousadas, hotéis e campings isto não acontece, pois seus proprietários evitam tomar atitudes antipáticas, deixando o bom senso dos freqüentadores agir, o que quase nunca acontece.

Os produtos químicos utilizados em piscinas não têm poder desengraxante ou desengordurante, pois se o tivessem acabariam fazendo mal a pele dos usuários e é aí que a gordura tende a acumular-se, engordurando não só a água das piscinas como também os usuários de bom senso.

Vale lembrar que a presença de gordura na superfície da água, bordas engorduradas ou água levemente turva por gordura dissolvida não evidenciam piscinas mal cuidadas e a solução deste inconveniente está mais nas mãos dos usuários do que nas mãos do técnico responsável pelas piscinas.

E sempre existe uma ducha próxima da piscina, que você poderá utilizar para remover o bronzeador antes de entrar na piscina, ou simplesmente refrescar o corpo em uma pausa do bronzeamento.